Historial de Vila Garcia

Vila Garcia, é uma povoação e freguesia do concelho da Guarda. Fica a cerca de 11 Km da cidade da Guarda e a 40 Km de Vilar Formoso. Situa-se na margem esquerda da ribeira de Noémi, no antigo caminho que passa próximo da estação da Guarda, para a freguesia do Rochoso, entre Albardo e Gata. É servida por um apeadeiro, na linha férrea da Beira Alta.

Fazem parte da freguesia os lugares de: Vila Garcia, Cairão, Carapito da Légua, Quinta do Ordonho, os Casais de João Saraiva e José de Pina Lobão, e Quintas das Naves.

No ano de 883, o Rei Afonso III, doou muitos locais da Beira, à Catedral de Santiago, ainda hoje padroeiro desta freguesia. A primeira tentativa de fixação de colonos, foi nas margens do Noémi, próximo da foz do Ribeiro do Ordonho, nos sítios ainda hoje denominado por Quintas de Vila Garcia.
A Igreja de Santiago foi erigida nessas quintas de Vila Garcia.

Segundo reza a lenda, a povoação foi-se deslocando para o "Cume", para fugir às pragas de gafanhotos, que em anos de seca infestavam os campos, devorando todas as colheitas. Desde temos imemoriais os habitantes desta freguesia, faziam todos os anos no 3° Domingo de Maio uma peregrinação em romagem à Ermida de Nª Sra das Azenhas, junto da Vila e Praça de Monsanto, em agradecimento por se terem visto livres destas pragas.

É provável que a "Villa" nas proximidades da ribeira, já existisse no tempo de D.Afonso III das Astúrias, que a conquistou aos Mouros. Mais tarde, depois da expulsão árabe, um Garcia Moniz, recebeu por doação, do Conde D. Henrique, no ano de 1102, a Vila rural de Travanca, tendo-se apoderado depois, de muitas herdades e bens, por toda a Beira.

Mas só por volta do séc. XII - XIII, se fixou o princípio histórico do repovoamento, época em que D. Sancho I, repovoou e fundou a cidade da Guarda, e lhe concedeu para repovoamento, toda a amplitude territorial da bacia cudana e da envolvência dos Montes Germelos, onde se inclui e assenta a atual freguesia de Vila Garcia.

"Garcia" é uma das famílias mais antigas de Portugal, cujo apelido deu o nome a esta Freguesia.