Vila Garcia, é uma povoação e freguesia do concelho da Guarda. Fica a cerca de 11 Km da cidade da Guarda e a 40 Km de Vilar Formoso. Situa-se na margem esquerda da ribeira de Noémi, no antigo caminho que passa próximo da estação da Guarda, para a freguesia do Rochoso, entre Albardo e Gata. É servida por um apeadeiro, na linha férrea da Beira Alta.
Fazem parte da freguesia os lugares de: Vila Garcia, Cairão, Carapito da Légua, Quinta do Ordonho, os Casais de João Saraiva e José de Pina Lobão, e Quintas das Naves.
No ano de 883, o Rei Afonso III, doou muitos locais da Beira, à Catedral de Santiago, ainda hoje padroeiro desta freguesia. A primeira tentativa de fixação de colonos, foi nas margens do Noémi, próximo da foz do Ribeiro do Ordonho, nos sítios ainda hoje denominado por Quintas de Vila Garcia.
A Igreja de Santiago foi erigida nessas quintas de Vila Garcia.
Segundo reza a lenda, a povoação foi-se deslocando para o "Cume", para fugir às pragas de gafanhotos, que em anos de seca infestavam os campos, devorando todas as colheitas. Desde temos imemoriais os habitantes desta freguesia, faziam todos os anos no 3° Domingo de Maio uma peregrinação em romagem à Ermida de Nª Sra das Azenhas, junto da Vila e Praça de Monsanto, em agradecimento por se terem visto livres destas pragas.
©2022 · IDStudies · Todos os direitos reservados